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Social Listening: três recursos importantes para a reputação da sua marca

Apenas observar o que as pessoas falam sobre a sua marca não explora todo o potencial do Social Listening.  Neste artigo, saiba como aproveitar ao máximo essa ferramenta, nutrindo insights importantes para o seu negócio.



Social Listening é a prática de acompanhar conversas, palavras-chave e menções por meio do monitoramento de redes sociais, blogs, portais de notícias e outros sites, observando o comportamento da audiência, seus interesses, características, anseios e, até mesmo, necessidades latentes.

Há quem compare a internet de hoje com o “Grande Irmão” da obra de Orwell, mas, apesar das coincidências, ainda estamos distantes do nível de controle e vigilância imaginados pelo autor.  

O Social Listening não é vigilância e está longe de ser qualquer coisa parecida com a entidade de “1984”, devendo ser uma prática considerada como grande aliada das marcas hoje, pois apesar de estar disponível há pouco mais de 10 anos, ainda está entre as principais tendências em marketing digital pela riqueza de dados que oferece.



SOCIAL LISTENING: PARA ALÉM DO SAC SOCIAL


O Social Listening vai além de apenas observar o que as pessoas falam sobre a sua marca nas redes sociais ou ter um SAC social proativo, já que é possível identificar padrões entre o que as pessoas falam sobre a sua empresa e seus concorrentes, permitindo explorar oportunidades únicas de ampliar alcance, engajamento e conversão, nutrindo insights importantes para o seu negócio, produto ou serviço.

Em um mundo que produziu, apenas em 2020, 10x mais dados que no ano anterior (segundo pesquisa da Raconteur), pode parecer difícil, para não dizer quase impossível, acompanhar as tendências mais relevantes para o contexto da sua empresa e seu mercado, mas existem práticas e plataformas que permitem navegar neste ambiente de maneira eficaz.


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Antes de apresentar os usos mais estratégicos e mostrar como o Social Listening pode ajudar sua marca a obter melhores vínculos com públicos estratégicos, é importante destacar os principais recursos de ferramentas com esse foco e que permitem analisar grandes conjuntos de dados.




COMO FUNCIONA UMA FERRAMENTA DE SOCIAL LISTENING?


 

A grande maioria das plataformas de Social Listening , como a Sprout Social ou Stilingue, utilizam um recurso de pesquisa chamado “busca booleana”, por meio do qual, ao indicar uma ou mais palavras-chave relevantes e outros termos associados às mesmas, é possível dizer à plataforma o que capturar e o que não registrar durante o trabalho de monitoramento.


Por exemplo:

- quero acompanhar o que é publicado nas Web sobre “sorvete”;

- mas não me interessa saber quando o assunto for “sorvete artesanal”.


Basta indicar às ferramentas a palavra-chave “sorvete” como critério de monitoramento e a palavra “artesanal” como variável de negativação, assim, sempre que a palavra “sorvete” aparecer associada à palavra “artesanal”, as plataformas não irão registrar a publicação, entendeu?


Ao usar o recurso de busca booleana, as ferramentas de Social Listening permitem uma curadoria ampla e, ao mesmo tempo, precisa do conteúdo publicado na internet, garantindo a eficácia e eficiência da prática.



 

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TRÊS PRINCIPAIS RECURSOS DO SOCIAL LISTENING PARA A REPUTAÇÃO DA SUA MARCA



Dentre a riqueza cada vez maior de funcionalidades das principais plataformas de social listening do mercado, três se destacam como as mais relevantes e estratégicas para qualquer empresa que deseja estabelecer uma presença digital sólida e de resultados, antecipando tendências, explorando oportunidades e prevenindo crises. 



Sentimento

É possível quantificar de maneira simples o sentimento associado às publicações, permitindo uma análise qualitativa e quantitativa do contexto (neutro, positivo ou negativo). A partir dos termos inicialmente inseridos, a plataforma aperfeiçoa a classificação, tornando-a mais relevante ao longo do tempo. 

 


Rastreamento de Fontes e Menções

Quando uma busca está associado à menção de uma marca ou, principalmente, à repetição de uma mensagem específica, algumas plataformas permitem identificar a origem daquela mensagem ou conteúdo e, até mesmo, avaliar como se espalhou pela rede, o que possibilita um trabalho de rastreamento e análise para compreensão do comportamento da audiência e, em casos de crise, uma gestão mais precisa do evento. 

 


Principais Influenciadores

Recurso essencial e estratégico para o planejamento de relações com líderes e formadores de opinião nas redes ou, ainda, com os influenciadores digitais: a identificação das vozes mais relevantes em alcance e engajamento que trataram do tema monitorado em suas publicações. Sejam esses influenciadores detratores ou embaixadores do tema ou marca, eles representam uma audiência de extrema relevância para uma marca que deseja conquistar uma reputação mais sólida e de autoridade na internet. 

 

Kalil Blanco • mar. 04, 2021
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