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Como aumentar a sua Presença Digital na retomada pós-pandemia?

Confira 6 dicas para você melhorar sua estratégia de Marketing Digital e fortalecer sua imagem e presença digital após a crise da COVID-19.

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas para o mundo dos negócios, obrigou empresas a mudarem suas estratégias, principalmente em marketing e comunicação, além de evidenciar uma tendência que os profissionais da área apontam há anos: o digital não é mais uma opção.

Já falamos aqui no blog sobre a importância do marketing digital durante a pandemia, mas agora, com as pessoas retomando seus hábitos e voltando aos poucos à vida “normal”, como será possível manter o engajamento conquistado?

Uma coisa é certa: nada mais será como antes! Uma pesquisa do Observatório Febraban revelou que 35% dos brasileiros espera aumentar suas atividades on-line após a pandemia, 55% acreditam que não terão mudanças, enquanto apenas 9% esperam diminuí-las.

E para atender esses consumidores super conectados, você precisa se preparar para fortalecer sua presença online no “novo normal”. Por isso, separamos algumas dicas para você começar agora mesmo!

1 – Produza Conteúdo Relevante
 
Seja no marketing digital B2B ou B2C, para criar autoridade de marca na internet, é preciso mostrar que a empresa é referência no assunto, e por isso o conteúdo relevante é essencial. O objetivo da publicação pode ser informar, educar ou até mesmo entreter. Os formatos são muitos: posts em redes sociais, e-books, vídeos, podcasts, artigos, webinar, enfim, escolha aquele que melhor se adapta à sua audiência.

2 – Invista na Identidade Visual
 
Ter uma identidade visual atraente é extremamente importante para sua empresa se destacar na multidão, principalmente quando falamos em marketing digital B2C. Pense na quantidade de posts que o seu cliente vê diariamente na internet, é preciso causar impacto e chamar atenção a partir do visual. Se a sua empresa já tem um guia de marca, esse processo será mais fácil, mas não deixe de pensar nessa ferramenta antes de iniciar a estratégia.

3 – Aprimore suas técnicas de SEO
 
Com o crescimento das atividades online muitas empresas migraram para a internet e com isso a concorrência por posicionamento nos buscadores aumentou. Criar uma estratégia de SEO bem definida é importante para sua empresa se destacar no Google e alcançar mais usuários e acessos.

4 – Conteúdo Audiovisual
 
Os vídeos são o tipo de formato com maior engajamento na internet, prova disso é que o Youtube é a rede social mais acessada no Brasil. A Cisco fez um estudo mostrando que até 2020, 82% do tráfego na internet seria gerado por vídeos, e as previsões estão se confirmando. Não é atoa que formatos de vídeos curtos como TikTok e Reels têm se popularizado tanto. Para sua marca se destacar e conquistar mais engajamento, pense em estratégias audiovisuais.

5 – Relacionamento é a chave do Sucesso
 
Quando falamos em internet, temos que ter em mente que se trata se um canal bidirecional de comunicação, isto é, existe a troca de mensagens entre emissor e receptor. Em tempos de isolamento social isso é ainda mais evidente, já que as pessoas precisam de contato.

Crie canais de comunicação direta com seus clientes e mostre que você se importa com eles. Seja por meio de comentários, direct ou inbox, incentive o diálogo nessas redes. Assim, a confiança e credibilidade da marca aumenta e consequentemente seu engajamento e resultados também.

6 – Monitore as Métricas e Resultados
 
O monitoramento das campanhas é ainda mais importante num período pós-pandemia. Os profissionais de marketing precisam mensurar os resultados alcançados, avaliar e entender as informações de tráfego, conversões e engajamento. A partir da compreensão do que deu certo e errado, será possível criar estratégias mais assertivas.
Fernanda Bueno • fev. 08, 2021
social-listening-reputacao-marcas
Por Kalil Blanco 04 mar., 2021
Social Listening é a prática de acompanhar conversas, palavras-chave e menções por meio do monitoramento de redes sociais, blogs, portais de notícias e outros sites, observando o comportamento da audiência, seus interesses, características, anseios e, até mesmo, necessidades latentes. Há quem compare a internet de hoje com o “Grande Irmão” da obra de Orwell, mas, apesar das coincidências, ainda estamos distantes do nível de controle e vigilância imaginados pelo autor. O Social Listening não é vigilância e está longe de ser qualquer coisa parecida com a entidade de “1984”, devendo ser uma prática considerada como grande aliada das marcas hoje, pois apesar de estar disponível há pouco mais de 10 anos, ainda está entre as principais tendências em marketing digital pela riqueza de dados que oferece. SOCIAL LISTENING: PARA ALÉM DO SAC SOCIAL O Social Listening vai além de apenas observar o que as pessoas falam sobre a sua marca nas redes sociais ou ter um SAC social proativo, já que é possível identificar padrões entre o que as pessoas falam sobre a sua empresa e seus concorrentes, permitindo explorar oportunidades únicas de ampliar alcance, engajamento e conversão, nutrindo insights importantes para o seu negócio, produto ou serviço. Em um mundo que produziu, apenas em 2020, 10x mais dados que no ano anterior (segundo pesquisa da Raconteur), pode parecer difícil, para não dizer quase impossível, acompanhar as tendências mais relevantes para o contexto da sua empresa e seu mercado, mas existem práticas e plataformas que permitem navegar neste ambiente de maneira eficaz.
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Por Samantha Cortijo 09 fev., 2021
Passamos por uma transformação digital obrigatória, imposta pela Covid-19. Neste contexto, a comunicação digital nunca foi tão potente e relevante. Confira.
linkedin-perfil-campeao
Por Fernanda Bueno 09 fev., 2021
Descubra nesse texto, 7 estratégias super práticas para melhorar sua presença na rede, construindo um perfil campeão de engajamento. Saiba Mais.
clubhouse-o-que-e
Por Fernanda Bueno 09 fev., 2021
Conheça o Clubhouse, a rede social de conversas por voz que está fazendo sucesso no mundo todo e saiba como aproveitar as oportunidades disponíveis na plataforma.
08 fev., 2021
A pandemia foi o gatilho de uma série de mudanças de comportamento na sociedade. Um ranking oficial divulgado pelo Google sobre os termos mais buscados no País revela os principais interesses e dúvidas do brasileiro no ano e sinaliza para as empresas como que tipo de posicionamento devem adotar no ambiente web para conquistar e fidelizar audiências. A palavra-chave da vez, obviamente, é coronavírus. Observando os dados do Google Trends, percebemos que o auge das buscas aconteceu em abril, quando o número de casos explodiu e as medidas de isolamento foram implementadas. E foi neste período que as marcas precisaram se manifestar como uma fonte confiável sobre o assunto para todos os públicos. Desde os seus funcionários, preocupados com os riscos no ambiente de trabalho e na manutenção dos seus empregos, até aqueles impactados indiretamente por seus negócios. Diversas pesquisas comprovaram que, em meio às incertezas e com uma avalanche de fake news, as pessoas se voltaram às marcas nas quais elas poderiam confiar.
08 fev., 2021
Não há como falar de tendências na comunicação digital sem fazer uma breve avaliação de 2020 e como a pandemia transformou a comunicação e os negócios. Enquanto nós, como pessoas físicas, nos organizamos para viver em isolamento social, as empresas precisaram se adequar e finalmente implantar a famosa transformação digital, o que impactou não somente a operação de todos os mercados, principalmente o relacionamento das marcas com seus públicos. Mais conectados, acompanhamos de perto a evolução da Covid, a preocupação dos brasileiros com a economia e seus empregos. Em meio a muito conteúdo, lives e webinars, vivenciamos uma avalanche de Fake News, o aumento de causas sociais que mobilizaram a opinião pública no ambiente on-line. Em paralelo, acompanhamos desastres ambientais no mundo e no Brasil, como as queimadas na Amazônia. O excesso de informações e o risco de perda de pessoas queridas nos tornou mais ansiosos. Muitos se voltaram para hábitos simples, como cozinhar em casa, e dedicaram mais atenção às famílias. Também houve mais busca por conhecimento e atividades on-line relacionadas à bem-estar. Enquanto isto, cientistas do mundo todo se mobilizaram para buscar uma vacina e trazer nosso mundo de volta ao que foi chamado de novo normal. E neste cenário surge o termo reset, como uma metáfora de profissionais ligados principalmente à economia e comunicação para sinalizar a necessidade de ressignificação e adaptação aos anseios e necessidades da humanidade. No contexto político e econômico, o Banco de Desenvolvimento Mundial defendeu um “capitalismo reset”, com a união de todos os países do mundo não só para descobrir uma vacina, mas para agir conjunta e rapidamente para renovar todos os aspectos de nossas sociedades e economias, desde a educação até os contratos sociais e as condições de trabalho. No campo da comunicação, o reset significa repensar a forma como nos comunicamos com nossas audiências, que mudaram seus hábitos nesta teia de complexidade e incertezas. E é partindo deste cenário que organizei as 12 tendências do Marketing Digital para 2021 listadas abaixo:
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