já se consolidou como uma das redes sociais mais importantes e relevantes do mundo, com aproximadamente
Aqui no Brasil ele se tornou um dos queridinhos das pessoas, com mais de 45 milhões de inscritos, número que cresce a cada dia.
E quando falamos em estratégias de Marketing B2B, não podemos deixar de lado o Linkedin, seja para criar uma
Company Page
para a empresa ou um
Perfil para os Executivos
se posicionarem, essa é uma rede extremamente versátil e importante para considerar em seu planejamento.
Mas o Linkedin não é uma rede para buscar empregos?
NÃO! Muitas pessoas acham que essa é uma rede apenas para compartilhar vagas, mas não é bem assim. Hoje ele é utilizado para:
- ter uma rede de contatos;
- conseguir oportunidade de parcerias e negócios;
- além de criar uma marca empregadora.
Por isso é imprescindível não somente ter um perfil, mas também cuidar para que o mesmo seja bem utilizado. E para te ajudar a criar um perfil campeão, separamos algumas dicas para aumentar o engajamento do seu Linkedin e gerar mais networking na rede. Vamos juntos?
1. Otimize o seu Perfil
As três primeiras linhas de conteúdo são muito importantes seja para perfis ou company pages. Mas além disso, é importante preencher todos os dados solicitados. Garanta que todas as suas informações estejam atualizadas e seja objetivo ao mencioná-las, isso atrairá mais visitas e interações.
2. Mantenha frequência nas publicações
Assim como as demais redes sociais, o Linkedin tem seus próprios algoritmos e a frequência de publicações é algo que os impacta. Crie um calendário de conteúdo com uma linha editorial bem definida, assim você garante que sempre haverá posts em seu perfil e estarão de acordo com as suas especificidades.
3. Não compartilhe, comente!
Esse é um algoritmo que poucos conhecem, mas o Linkedin reduz o alcance de posts compartilhados, por isso, se você quer ampliar a visualização daquele conteúdo, faça comentários! Os comentários têm um desempenho bastante significativo e podem trazer resultados melhores de engajamento tanto para o post em si, quanto para o usuário que realizou a ação.
4. Fique de olho nas trends
Publicar conteúdo relevante de acordo com o que está em alta na internet é uma maneira prática de conseguir maior engajamento e se destacar na rede. Procure notícias, artigos e temas mais comentados durante a semana, assim você estará por dentro do que acontece e manterá os posts atualizados.
5. Marque outros usuários
Sempre que sua publicação mencionar sobre outro usuário, seja um colaborador, CEO ou até mesmo formador de opinião, marque o perfil dessa pessoa. Isso fará com que o seu conteúdo também seja exibido para as conexões daquele usuário, ampliando seu alcance e conquistando maior engajamento.
6. Não esqueça das hashtags!
Sim, o Linkedin também trabalha muito bem com as hashtags, por isso é importante estudar e entender àquelas que são mais interessantes para o seu negócio. Essa indexação trará novas conexões e dará destaque à sua publicação.
7. Atenção aos horários de postagem
O horário de publicação é fundamental no Linkedin. Por ser uma rede muito usada em âmbito profissional, os melhores horários estão entre o período comercial (08h às 18h).
Dias da semana também tem um engajamento bem maior, já que durante o final de semana poucas pessoas acessam a rede. O ideal é buscar dias no meio da semana, como terça e quarta-feira, em horários entre 08h e 10h ou 15h às 17h.
Agora que você já sabe como conquistar mais engajamento no Linkedin, que tal colocar em prática essas dicas e explorar a rede social queridinha do mundo corporativo?